No dia 21 de Outubro de 2010, os alunos da EB1 de Cortes do Meio, realizaram uma visita de estudo ao Museu de Lanifícios da Universidade da Beira interior.
No museu Real Fábrica dos Panos visionámos um filme sobre o museu.
Iniciamos a visita, observando as diferentes fases de lã. Depois vimos alguns objectos para fiar a lã.
A primeira sala era de tinturaria dos panos de lã. No chão havia buracos com tinas que eram cheias de água a 100º. Os panos eram mergulhados, e dois homens como ajuda de roldanas faziam com que o pano mergulhasse várias vezes na tina.
Ao lado, havia antigamente, um tanque com água. Atravessámos um corredor e fomos ter à tinturaria das lãs em meada. Esta sala tinha tinas mais pequenas, que tingiam os panos de azul e vermelho.
Descemos as escadas e entrámos no corredor das caldeiras. Na parede havia buracos tapados com vidro, que eram utilizados para pôr lenha.
Subimos novamente ao primeiro andar para visitar a sala da tinturaria das dornas. Aqui observámos vários tipos de dornas, plantas e insectos que utilizavam para dar cor aos panos.
Ao fundo da sala estavam expostos na parede quadros com soldados, recordando que este edifício também foi utilizado como quartel.
De seguida, fomos visitar a Real Fábrica Veiga, mais moderna, com máquinas que faziam o trabalho mais rápido.
De seguida, fomos visitar a Real Fábrica Veiga, mais moderna, com máquinas que faziam o trabalho mais rápido.
Todos os alunos gostaram de visitar o museu, porque aprenderam novos conhecimentos e a preservarem o Património Histórico Local.
Trabalho colectivo
22/102010